20/04/2015

Inequação

 Inequação
-Inequação do segundo grau, na incógnita x,é uma desigualdade entre dois membros,em que o primeiro é um polinômio do tipo ax2+bx+c (com a0) e o segundo membro é igual a zero.


Exemplo   x2 – 4x + 3
             1º membro    2º membro
Se uma inequação estiver nesse formato   x2 + 4x - 4≥ 7
É preciso deixa o segundo membro igual a zero então passa o 7 para o outro lado e troca de sinal                             x2 + 4x – 4 -7 ≥0            x2 + 4x - 11≥0
Exercícios :
Resolva à seguinte inequação  -x2 + 6x - 5≥0,em R
Primeiro passo analisar a equação: é uma equação do segundo grau com a<0 então é uma parábola com concavidade voltada para baixo
Segundo passo calcular os zeros da função: -x2+6x-5=0
=b2 – 4ac= 36-4(-1)(-5)=16
x1=(-6+4)-2  = 1             e x2= (-6-4)-2 = 5








Como a seguinte inequação  -x2 + 6x - 5≥0 esta pedindo os valores maiores e iguais a zera temos

S={ x Î R  1 x5 }

 

-Inequações de produto e de quociente(os dois são resolvidos da mesma forma)
Inequações de produto :
 f(x).g(x)>0                   f(x).g(x)0          f(x).g(x)<0       
f(x).g(x)0           f(x).g(x)0
Inequações de quociente:
f(x)g(x)>0                 f(x)∕g(x)≥0                 f(x)∕g(x)<0
f(x)∕g(x)≤0                 f(x)∕g(x)≠0
exemplo:
(UFJF-MG) Os valores de x que satisfazem a inequação
  pertencem a:
f(x)=x2 -2x -3    e    g(x)=x-2
para f(x)= x2 -2x -3   
1º passo : f(x)= x2 -2x -3    é uma equação do segundo grau com a>0
Então temos uma parábola com concavidade voltada para cima
2º passo : calcular os zeros da função
 x2 -2x -3 =0
=4-4(1)(-3)=16
x1 =3   e x2=-1 








Para g(x)=x-2
1º passo: g(x)=x-2 é uma equação do primeiro grau com a>0
Então temos uma reta cresente
2º passo : calcular o zero da função x-2=0 portanto x=2








3º passo : estudo de sinal organizar os zeros da função em ordem crescente e fazer o estudo de sinal.
                                                
                                               -1                   2                  3                      
f(x)
+
-
-
+
g(x)
-
-
+
+
f(x)g(x)
-
+
-
+
        
S={xÎR∕   -1≤x≤2  ou   x≥3}  a mesma resposta pode ser escrita de uma forma diferente S=[-1,2]U[3,+∞).
Exemplo:
Determine a solução da seguinte inequação
(-x2+10x-25).(x2-6x+5)>0
f(x)=-x2+10x-25
1º passo : é uma equação do segundo grau com a<0 portanto temos uma parábola com concavidade voltada para baixo.
2º passo: calcular os zeros da função -x2+10x-25=0
=100-4(-1)(-25)=0
x1=x2=-10-2=5








g(x)=x2 -6x+5
1º passo: é uma equação do segundo grau com a>0 portanto temos uma parábola com concavidade voltada para baixo.
2º passo: calcular os zeros da função x2 -6x+5=0
=36-4(1)(5)=16
x1=102=5              x2=22=1







3º passo: organizar os zeros da função em ordem crescente e fazer o estudo de sinal.

                                                         1                    5
f(x)
        _                
_
_
g(x)
+
_
+
f(x).g(x)
_
+
_

S={xÎR  1<x<5}
Inequações simultâneas envolvendo funções quadráticas:
Exemplo: resolve em R, O sistema de Inequações:

1º passo: f(x) =x2+2x-8 é uma equação do segundo grau com a>0

Portanto temos uma parábola com concavidade voltada para cima
2º passo: calcula os zeros da função x2+2x-8=0

∆=36           x1=-4   x2=2










S1={xÎR   x<-4 ou x>2}
Para g(x)= -x2 + 3x -20
1º passo  g(x)= -x2 + 3x -2 é uma equação do segundo grau com a<0  portanto temos uma parábola com concavidade voltada para baixo
2º passo: calcular os zeros da função -x2 + 3x -2=0

=1     x1=1            x2=2







S2={xÎR  x1 ou x2}
Por ser um sistema de duas Inequações  (Inequações simultâneas) é necessário fazer a interseção de S1 e S2

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