-Inequação do
segundo grau, na incógnita x,é uma desigualdade entre dois membros,em que o
primeiro é um polinômio do tipo ax2+bx+c (com a≠0) e o segundo membro é igual a zero.
Exemplo x2 – 4x + 3≥0
1º membro 2º membro
Se uma
inequação estiver nesse formato x2
+ 4x - 4≥ 7
É
preciso deixa o segundo membro igual a zero então passa o 7 para o outro lado e
troca de sinal x2 + 4x – 4 -7 ≥0 x2 + 4x - 11≥0
Exercícios :
Resolva à seguinte inequação -x2 + 6x - 5≥0,em R
Primeiro passo analisar a equação:
é uma equação do segundo grau com a<0 então é uma parábola com concavidade
voltada para baixo
Segundo passo calcular os
zeros da função: -x2+6x-5=0
∆=b2 – 4ac=
36-4(-1)(-5)=16
x1=(-6+4)∕-2 = 1 e x2= (-6-4)∕-2 = 5
Como
a seguinte inequação -x2 + 6x - 5≥0 esta pedindo os valores
maiores e iguais a zera temos
S={ x Î R ∕ 1≤ x≤5 }
-Inequações de
produto e de quociente(os dois são resolvidos da mesma forma)
Inequações de
produto :
f(x).g(x)>0 f(x).g(x)≥0 f(x).g(x)<0
f(x).g(x)≤0 f(x).g(x)≠0
Inequações
de quociente:
f(x)∕g(x)>0 f(x)∕g(x)≥0 f(x)∕g(x)<0
f(x)∕g(x)≤0 f(x)∕g(x)≠0
exemplo:
(UFJF-MG) Os valores de x que
satisfazem a inequação
pertencem a:
f(x)=x2
-2x -3 e g(x)=x-2
para f(x)= x2
-2x -3
1º passo :
f(x)= x2 -2x -3 é uma equação
do segundo grau com a>0
Então temos
uma parábola com concavidade voltada para cima
2º passo :
calcular os zeros da função
x2 -2x -3 =0
∆=4-4(1)(-3)=16
x1
=3 e x2=-1
Para g(x)=x-2
1º passo: g(x)=x-2
é uma equação do primeiro grau com a>0
Então
temos uma reta cresente
2º passo : calcular o zero da função x-2=0
portanto x=2
3º passo : estudo de sinal organizar os zeros da função em ordem crescente e fazer o estudo de sinal.
-1 2 3
f(x)
|
+
|
-
|
-
|
+
|
g(x)
|
-
|
-
|
+
|
+
|
f(x)∕g(x)
|
-
|
+
|
-
|
+
|
S={xÎR∕ -1≤x≤2
ou x≥3} a mesma resposta pode ser escrita de uma
forma diferente S=[-1,2]U[3,+∞).
Exemplo:
Determine a solução
da seguinte inequação
(-x2+10x-25).(x2-6x+5)>0
f(x)=-x2+10x-25
1º
passo : é uma equação do segundo grau com a<0 portanto temos uma parábola com concavidade voltada para baixo.
2º
passo: calcular os zeros da função -x2+10x-25=0
∆=100-4(-1)(-25)=0
x1=x2=-10∕-2=5
g(x)=x2
-6x+5
1º
passo: é uma equação do segundo grau com a>0 portanto temos uma parábola com concavidade voltada para baixo.
2º
passo: calcular os zeros da função x2 -6x+5=0
∆=36-4(1)(5)=16
x1=10∕2=5 x2=2∕2=1
3º passo: organizar os
zeros da função em ordem crescente e fazer o estudo de sinal.
1 5
f(x)
|
_
|
_
|
_
|
g(x)
|
+
|
_
|
+
|
f(x).g(x)
|
_
|
+
|
_
|
S={xÎR∕ 1<x<5}
1º passo:
f(x) =x2+2x-8 é uma equação do segundo grau com a>0
Inequações simultâneas envolvendo funções quadráticas:
Portanto
temos uma parábola com concavidade voltada para cima
2º passo:
calcula os zeros da função x2+2x-8=0
∆=36 x1=-4
x2=2
Para g(x)= -x2
+ 3x -2≤0
1º passo g(x)= -x2 + 3x -2 é uma equação do
segundo grau com a<0 portanto temos uma parábola com concavidade
voltada para baixo
2º passo:
calcular os zeros da função -x2 + 3x -2=0
∆=1 x1=1 x2=2
S2={xÎR∕ x≤1 ou x≥2}
Por ser um sistema de duas Inequações
(Inequações simultâneas) é necessário
fazer a interseção de S1 e S2










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